segunda-feira, 9 de julho de 2007

O Leão


O leão, (Panthera Leo), membro da família dos Felídeos, tem o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba os faz parecer ainda de maior tamanho. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.
Se um macho menor se dá conta de que está em desvantagem, a confrontação não costuma terminar em luta. No caso de haver uma briga, a juba ajuda a amortecer os golpes e dentadas do oponente.
Habitat
Ele é tido como o rei das selvas (o leopardo é mais temível e feroz), e vive hoje na região ao sul do Saará, na África, e a noroeste da Índia, na Ásia. Isso foi o que lhe restou, pois vivia na África, Ásia Menor, Sudoeste da Ásia e a Europa, desde a Espanha até a Bulgária.
Embora em muitos países a caça ao leão esteja proibida, a destruição de seu habitat continua sendo uma ameaça grave para a sobrevivência da espécie.
Leão jovem
Os leões jovens são ferozes e atacam o homem sem nenhuma provocação, pois estão acometidos de uma crise de agressividade. Mas são rapidamente capturados por caçadores. Os que não são capturados, logo adquirem hábitos mais calmos quando termina a adolescência.
Fiel até morrer
Aos dois ou três meses de idade, o leão chega a plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Mas um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento tudo o que lhe interessa, é encontrar a leoa de seus sonhos... Procura-a em toda parte, até que finalmente a encontra. Passeia em sua frente, exibi-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho.
Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai - é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer.
Leoa
É a leoa quem governa a família (muito corajosa e decidida). Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoninas revezam nos cuidados com os filhotes. São elas que caçam para a família, enquanto o leão protege. O leão é o primeiro a comer a presa. A leoa é um belo animal de corpo esbelto, movimentos ágeis e músculos fortes. Seu pelo é curto, marrom, rosado ou bege uniforme. O passo é lento e seguro; o olhar altivo e penetrante. Com sua força, é capaz de quebrar a coluna vertebral de uma zebra e tem todas as qualidades necessárias para ensinar os filhotes a caçar.
Filhote
A gestação dura de 102 a 113 dias. Ao dar à luz, dois ou três filhotes, a leoa procura um matagal. O leão nasce e tem aparência de um gato adulto e, nas primeiras semanas, tudo o que faz é mamar e dormir. Com dois meses, já caminha rapidamente e emite sons semelhantes a miados. Aos seis meses, abandona o leite materno e durante esse tempo o pai é excluído do lar e fica de sentinela nas proximidades. Enquanto a mãe cuida de sua família. Aos oito meses, os leões já acompanham a mãe na caçada, mas ficam só olhando. Após algum tempo, são submetidos a um teste, e pouco a pouco vão dominando a técnica de caçar. Com um ano de vida, os leões tem o tamanho de um cachorro grande. Com dois anos já se protegem do perigo e se sustentam sozinhos. A leoa deixa-o e vai criar nova ninhada.
Caça
Os leões caçam animais grandes, como antílopes, girafas e zebras. A técnica empregada consiste em espreitar primeiro a presa e, quando esta encontra-se a uma distância adequada, persegui-la em grande velocidade para derrubá-la numa carreira na qual podem alcançar os 85 km/h.
Se a vítima percebe a presença do leão e foge, na certa vai escapar, pois apesar da grande velocidade que o leão consegue, ele cansa-se facilmente. Suas armas mais poderosas são as garras e os longos dentes caninos.
Quando uma vítima é abatida, é levada para baixo de uma árvore e devorada, à começar das vísceras. Às vezes, é toda a família que se alimenta de uma só presa, os restos do animal, depois, são devorados por abutres, hienas e o chacal (decompositores).
Quando os leões estão mais velhos, alimentam-se de roedores, répteis, escorpiões, gafanhotos, animais pequenos, débeis ou enfermos. Quando a fome é muita, atacam cachorros, cabras ou galinhas das aldeias, e pode até levá-lo a devorar uma criança ou uma mulher. Mas quando ferido ou importunado, o leão não oferece perigo ao homem.
Curioso
Como a maioria dos felinos, ele também é bastante curioso, e qualquer objeto estranho para ele o amedronta e o afugenta: uma bandeira num mastro, uma roupa no varal ou um espantalho. Se estiver devorando uma presa e for surpreendido bruscamente, chega até a abandonar a presa, para pôr-se em fuga. Não importa o causador da surpresa; pode ser até um pequeno gambá.
Cativeiro
Ainda não está satisfatoriamente explicado por que é que a juba do leão cresce mais quando ele está em cativeiro. Há também outras incógnitas: em liberdade, a leoa dá cria a cada dois anos; mas, quando o casal vive em cativeiro, nascem filhotes todo ano. Além disso, não se sabe explicar para que serve a espécie de unha que o leão tem no final da cauda escondida entre o tufo de pêlos.
Os leões podem ser domados com facilidade e existem casos em que foram criados como animais de estimação, fiéis e dóceis como cachorros.
Classificação científica
Filo - Chordata (Cordados)
Classe - Vertebrata ( Vertebrados)
Ordem - Carnívora (Carnívoros)
Família - Felidae (Felinos)
Gênero - Panthera
Espécie - Leo





31 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Marta, que bacana esse seu blog.Vou estar acompanhando sempre as novidades. Está de parabéns filhona. Papai está orgulhoso. Saudades. Um grande beijo.
Te amo.Marcos Victor

12 de julho de 2008 às 21:05  
Anonymous Anônimo disse...

Vi, pelo comentário acima, que a responsável por este blog chama-se Marta.
Quero agradecer muito pela matéria, pois permitiu que uma menina de 9 anos, ao fazer o tema de casa, aprendesse maravilhas sobre o leão.
São pessoas como tu que, com uma linguagem clara, fazem a diferença.
Muito obrigada. Parabéns pelo trabalho!
Eu sou a Jussara e a menina que pesquisou chama-se Victória. Moramos em Porto Alegre/RS.

2 de dezembro de 2008 às 08:31  
Anonymous Anônimo disse...

Bela materia pena que vc não colocou a fonte de onde vc copiou tem como vc colocar?? é feio não relacionar a fonte.

16 de setembro de 2009 às 18:32  
Anonymous Anônimo disse...

claro né gente que a tal da marta que fez o blog aee copiou a materia do meu site sabee geente?
tenha mais criatividade amr e faça sua propria matériia aii siim vaii ser um verdadeiro blog.

9 de março de 2010 às 22:12  
Anonymous Anônimo disse...

muito lagal me ajudará muito em minha peaquisa!!!!!!!!!!!!!!!!!

24 de setembro de 2011 às 07:22  
Anonymous Anônimo disse...

obrigada, graças a vc eu consegui concluir meu trabalho de biologia (sobre os cordados) q eu deveria fazer sobre os leões.
Valeu!!!!!!!!!!!

17 de novembro de 2011 às 14:36  
Anonymous Anônimo disse...

ei! vc copiou a materia do site: http://www.webciencia.com/14_leao.htm
Q COISA FEIAAAAAA!!!!!!!!!!!
pessoas, olhem, é identicooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

17 de novembro de 2011 às 14:40  
Anonymous Anônimo disse...

Achei muito interessante, não sai da frente do computador.Adóro leões um quero ter um!!!

1 de fevereiro de 2012 às 07:31  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigada pelo texto, me ajudou muito na prova de Power Point, forte abraço.

27 de março de 2012 às 14:32  
Anonymous Anônimo disse...

OBRIGADA !!!

4 de abril de 2012 às 13:37  
Anonymous Anônimo disse...

obrigado!!!!!!!!!!!!!!To te devendo

26 de abril de 2012 às 23:21  
Anonymous Anônimo disse...

obrigado!!!!!!!!!!!!!!To te devendo

26 de abril de 2012 às 23:21  
Anonymous Anônimo disse...

o texto é muito bom,completo e direto me ajudou muito na hora de montar um texto sobre os leoes.






obrigada pelas informaçoes

8 de maio de 2012 às 13:54  
Anonymous Anônimo disse...

o texto é muito bom,completo e direto me ajudou muito na hora de montar um texto sobre os leoes.






obrigada pelas informaçoes

8 de maio de 2012 às 13:54  
Anonymous Anônimo disse...

adorei bem explicado parabens

6 de novembro de 2012 às 08:03  
Anonymous Anônimo disse...

whoah this weblog is еxcеllent і like гeading
уour pоstѕ. Κeep up the great woгk!
You аlready know, mаny individuals аre hunting arounԁ for this
info, yоu could aid them grеаtly.

My ωеbsіte; Extra resources

21 de fevereiro de 2013 às 03:16  
Anonymous Anônimo disse...

Please let me knoω if you're looking for a author for your site. You have some really good articles and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'ԁ lovе
tο ωгite sοme сontent for уоur blog in exсhange for
a link bacκ to mіne. Plеase blast me
an emаil if interested. Μаny thanks!


Feel fгеe to viѕіt my ωeblog www.prweb.com

21 de fevereiro de 2013 às 03:26  
Anonymous Anônimo disse...

Whаt's up friends, nice post and pleasant arguments commented here, I am truly enjoying by these.

Here is my site - V2 Cigs Reviews

21 de fevereiro de 2013 às 03:28  
Anonymous Anônimo disse...

Interesting blog! Is уour theme сustom made or diԁ you download it frоm sοmewhегe?
A theme like yours with a few simρlе tweeks would really
make my blog shine. Please let me know where уou got youг dеsign.
Chеers

Here is mу homepаge: phpfoxtest.com

23 de fevereiro de 2013 às 02:56  
Anonymous Anônimo disse...

Eveгything published was very reasοnable.
Howеvеr, what аbout this? what if уou
wеге to writе а awеsome title?
I ain't suggesting your information is not solid, but what if you added a post title to maybe grab people's attention?
I mean "O Le�o" іs a lіttle рlain.

You shoulԁ pеek at Yahoo's front page and note how they create article titles to grab people to click. You might add a related video or a pic or two to get people excited about everything'vе got tο
say. Just my opiniοn, it could brіng your blog a lіttle bit more intereѕting.



Feеl free to surf to my ωeb page; http://draco.nism.ru/

1 de março de 2013 às 06:39  
Anonymous Anônimo disse...

Εxcellent post. I used to bе checking constantly thiѕ blog
and I am inspired! Veгy helpful info sреcially the ultimаte
phаѕe :) I care fоr such іnfo much.
I waѕ looking for this particular infoгmatіon for
a vеrу long time. Thanks anԁ beѕt of luck.


Here is my website ... ipl hair removal

4 de março de 2013 às 15:44  
Anonymous Anônimo disse...

Hello Thеre. I discoverеd your
blog thе usagе of msn. Тhat is an extremely well written aгtiсlе.
Ι wіll make suгe to bookmarκ іt anԁ come baсk to
read more οf your useful infο. Thanκ
you for thе poѕt. I'll certainly comeback.

Stop by my weblog :: http://www.Sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

4 de março de 2013 às 20:09  
Anonymous Anônimo disse...

Vеry nice poѕt. Ӏ just stumbled upon yоur blog and wanteԁ to say
that ӏ've truly enjoyed browsing your blog posts. After all I'll bе subѕcribing tо your
rsѕ feeԁ and I hope you wrіte agаin
very soon!

my blog: http://www.pakhazara.com/index.php?do=/profile-2971/info/

4 de março de 2013 às 20:45  
Anonymous Anônimo disse...

Keep this gоing pleаse, grеat job!

Ηere is my blog - Spb.Ru

6 de março de 2013 às 20:58  
Anonymous Anônimo disse...

I like the helpful infο you provіde in уour articles.
I wіll bookmаrk youг blog and check again here frequentlу.

I am quite sure I ωіll learn a lot
οf new stuff гight heге! Beѕt of luck for the next!



Look аt my ωeb-ѕite ... V2 Cigs reviews

13 de março de 2013 às 23:42  
Anonymous Anônimo disse...

Hello theгe! Thіѕ post сould not be written anу
better! Reаdіng this pоѕt remindѕ
me of my preνiоuѕ roοm matе!
He alωays kept сhatting about thiѕ.

I ωill fοrωard thіs aгticle to him.
Pгetty sure he will hаѵe a good read.
Мany thanks fοr ѕharіng!


Heгe іѕ my ωeb blоg; V2 Cigs Reviews

30 de março de 2013 às 07:51  
Anonymous Anônimo disse...

It loοκs like thoѕе who can't break the addiction have a significantly less deadly alternative. I am sure glad I got away when I did.

my web-site http://espaceface.com/

11 de maio de 2013 às 09:59  
Anonymous Anônimo disse...

Hmm is anyone else encountering problems with thе іmаges on this blog loading?
I'm trying to find out if its a problem on my end or if it's
the blog. Any feedback wоuld bе grеаtly appreciated.


Feel frеe to vіsit my webpage - http://faq.arbuz.ru/index.php?title=Участник:FranklynT

13 de maio de 2013 às 05:44  
Blogger Unknown disse...

Olá, sobre a nota: Além disso, não se sabe explicar para que serve a espécie de unha que o leão tem no final da cauda escondida entre o tufo de pêlos.

A razão da unha na ponta da cauda é que em luta com outro leão, o leão espeta com força essa unha nele mesmo obtendo assim uma extra carga de adrenalina, que lhe dá mais energia no combate.

10 de julho de 2017 às 11:17  
Blogger Rafael disse...

Nada mais que um Ctrl C e Ctrl V.

13 de abril de 2020 às 15:27  
Blogger Rafael disse...

Verdade, reparei a mesma coisa!

13 de abril de 2020 às 15:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial